terça-feira, 4 de maio de 2010

Esculturas de Lúcio Bittencourt


Foto:Rosangela Luciano

A cidade de Santa Bárbara d’Oeste começa a vivenciar o clima da Virada Cultural Paulista, que será realizada nos dias 22 e 23 de maio. É que no dia (29/04) chegaram à Praça Coronel Luiz Alves, localizada na região central do município, as esculturas gigantes do artista plástico Lúcio Bittencourt. Ao todo são seis obras confeccionadas em aço inox que chamam a atenção de quem passa pelo local. A exposição é composta por Cavalo Marinho, Cavalo, Pássaro, Violeiro, Touro e Toureiro.

A arte de Lúcio Bittencourt explora a sucata das indústrias, reutilizando-a sem transformá-la, respeitando sua forma original. Suas esculturas, reconhecidas pelo apuramento técnico, caminham entre o abstrato e o figurativo de modo harmonioso. Com movimentos leves e sutis, anula a rigidez e a frieza do metal sucateado.

Bittencourt é natural de Mogi das Cruzes e formado em artes plásticas e educação artística. Iniciou sua carreira em 1979 e partir de então produziu mais de 12 mil peças, entre elas “O Cangaceiro”, que está em Santa Bárbara, instalada na entrada do Museu da Imigração. Participou de cerca de duas mil exposições coletivas e individuais no Brasil e no exterior.

Paralelamente, o artista plástico realiza a exposição “Reciclar e Transformar”, que reúne pequenas peças confeccionadas nos mais diversos tipos de materiais e que poderá ser visitada a partir de amanhã (30), na sala Antonio Duarte do Museu da Imigração. São 53 esculturas, feitas a base de sucatas, que nas mãos de Bittencourt foram transformadas em belíssimas esculturas. A exposição poderá ser visitada até o final do mês de maio, inclusive durante a programação da Virada Cultural Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário