quarta-feira, 19 de maio de 2010

Definido o esquema de segurança para a Virada

A Virada Cultural Paulista entra na contagem regressiva e os últimos detalhes já estão sendo definidos. O esquema de segurança para o evento foi discutido na manhã de hoje (18), durante reunião realizada na Secretaria de Cultura e Turismo, com representantes do Setor de Fiscalização, da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Sesetran) e da Polícia Militar.

Participaram do encontro os Secretários Paulo D’Elboux (Cultura e Turismo) e Paulo Jodas (Segurança), além do coordenador de produção do evento, Thiago Alixandre, que representa o Governo do Estado. Representando a Polícia Militar, participou comandante no Município, capitão Humberto de Alencar Ventura.

Segundo o capitão Ventura, durante as 24 horas de evento, os sete pontos serão monitorados pela Polícia Militar. Já no Centro Social Urbano, estarão os efetivos da Força Tática, da ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) e também o policiamento ostensivo a pé dentro e fora do recinto, garantindo assim a segurança da população e do público envolvido na Virada.

A Guarda Municipal está de plantão com 30 homens, auxiliando a Polícia Militar, monitorando também a área comercial que ficará aberta durante a Virada, além de realizar intervenções no trânsito sempre que necessário, conforme adiantou o Comandante Joel Soares.

Já o Departamento de Trânsito, órgão vinculado à Sesetran, implantará uma operação especial no trânsito, principalmente nos locais onde haverá uma maior concentração de pessoas. Segundo o engenheiro Eduardo Nikolas Rosamilia, haverá uma sinalização com placas que serão instaladas, indicando os pontos da Virada Cultural Paulista. Durante as 24 horas, será adotado também um esquema especial para o trânsito. Confira:

Praça Central/ Museu da Imigração
A Rua Dona Margarida estará bloqueada para o tráfego de veículos, no dia 23/05 (domingo) a partir das 7 horas. O trecho da via a ser interditado é compreendido entre as ruas João Lino e Floriano Peixoto.

Estação Cultural
A Avenida Tiradentes, no trecho compreendido entre as ruas Duque de Caxias e XV de Novembro, estará com apenas uma faixa de rolamento liberada ao tráfego, a partir de sábado (22). A interdição parcial da via será necessária, considerando-se que o local funcionará praticamente 24 horas.

CSU
A Avenida Corifeu de Azevedo Marques (trecho ao lado do CSU) estará bloqueada ao tráfego, pois será utilizada como estacionamento. A interdição ocorrerá a partir do sábado à tarde (22/05). Ainda na região do Centro Social Urbano, os semáforos serão reprogramados para funcionar sem a função amarelo intermitente.

Segundo o Secretário de Cultura, Paulo D’Elboux, expectativa é que a Virada receba um público de 100 mil pessoas, superando a marca de 2009. “Nossa meta é que a cidade fique entre as primeiras colocadas no evento”, finalizou.

Histórico
A Virada Cultural Paulista é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo. Inspirada na Virada Cultural da capital, o evento foi lançado em 2007 em 10 cidades, que receberam 381 atrações. Em 2008, mais de 740 mil pessoas compareceram à Virada em 19 municípios e puderam conferir 476 espetáculos. Na edição de 2009, o público presente nas 20 cidades ultrapassou a marca de um milhão de pessoas, que conferiram mais de 560 atrações. Para 2010 a expectativa é que 1,5 milhão de pessoas participe do evento em 30 cidades, que contarão, ao todo, com mais de 1.070 espetáculos. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.culturadesantabarbara.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário