sábado, 22 de maio de 2010

Oficinas levam arte aos pontos da cidade


Fonte: Prefeitura de SB


A Virada Cultural já começou para algumas pessoas que participaram de duas oficinas que começaram na manhã de hoje (22). A primeira aconteceu nas dependências do Museu da Imigração, onde o artista plástico Lúcio Bittencourt ensinou a um grupo de alunos, suas técnicas utilizadas na arte de transformar sucata em obras de arte. Atentos, escolhiam materiais como parafusos, barras de aço e restos do que já foi um dia uma peça de um carro, por exemplo. Ao olhar, materiais inservíveis. Mas nas mãos dos participantes e de Bittencourt, se transformaram em animais, objetos abstratos e personagens como Dom Quixote. Cada participante pode levar suas esculturas para casa.



Ao mesmo tempo, iniciava no Centro de Operações do DAE (Departamento de Água e Esgoto) a oficina de grafite, com Binho Ribeiro, considerado um dos pioneiros da cultura do Grafite no Brasil e na América Latina e um dos principais nomes do street art mundial. Após conhecer os alunos e ministrar a parte teórica, Ribeiro fez com que cada um fizesse um esboço no papel do grafite que seria feito. Com desenho pronto e latas de tinta, foi a vez de cada participante colocar os conhecimentos na prática, fazendo os mais diversos desenhos no muro do Centro Operacional, localizado na Avenida Corifeu de Azevedo Marques. Os traços impressionavam os motoristas e pessoas que passaram pelo local. A oficina de grafite segue no período da tarde com uma nova turma.

A Virada Cultural Paulista começa oficialmente às 18 horas de hoje (22), na Estação Cultural. A programação completa pode ser conferida nos sites: www.santabarbara.sp.gov.br e www.culturadesantabarbara.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário